sábado, 29 de janeiro de 2011

E quando se perde um grande amigo...

Caros amigos, desculpem por ter ficado sumido...Muita coisa aconteceu...O Flamengo agora é hexa rsrsrsrs.
Mais coisas ruins e tristes também aconteceram. Me refiro ao assassinato de meu grande e inestimável amigo ROB KLER.
Aqui disponibilizo algumas linhas que me pediram pra escrever e falar na missa de sétimo dia dele... Saudades amigo...


Boa noite a todos os presentes!
Quando se perde um amigo, vemos como não tínhamos tempo para o que importa.
Torna-se muito difícil este momento e o que aqui agora faremos, não pelo simples ato de falar, mais sim pela dificuldade que as palavras aqui a serem ditas, têm em sair da nossa boca.
Amigos, existem coisas que acontecem independentes de nossa vontade. Mas quando temos uma missão para realizar, devemos aceitá-la, pois faz parte dos desígnios de Deus.
O livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 ao 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”.
Durante trinta e quatro anos, fomos agraciados com uma presença importantíssima em nosso meio. E somos gratos por isso. Alguém que esteve conosco nas melhores e nas piores horas, nas realizações mais simples e nos grandes momentos da vida de cada um de seus amigos e familiares e até para alguns que apenas sofriam com as dificuldades da vida. Alguém a quem chamávamos Rob Kler.
Lembro-me que para nós, muitos dos quais aqui estão presentes, Maria Vieira, Idalécio, Amarílio, Natym, Carlinhos, seu irmão Samott, e eu, dentre muitos outros aos quais aqui deixo os agradecimentos, tudo começou nesta mesma Igreja lá pelo ano de 1993, ainda na Pastoral da Juventude. Lutas, vitórias, derrotas, quedas... Mais sempre juntos, sempre unidos e sempre na luta por um mundo mais justo.
Os caminhos foram se tornando cada vez mais árduos e difíceis, os desafios aumentaram, novos horizontes se abriram, outros vôos precisaram ser alçados e, com a ajuda da Irmã Lurdes sua contribuição passou a ser dada em favor, novamente dos menos favorecidos, desta vez na Comissão Pastoral da Terra, lá pelo ano de 1996.
Sempre com a dureza de quem traça objetivos para o bem comum, mais também com a serenidade de quem sempre soube que nunca se chega a nenhum lugar sozinho, fez-se reunir novamente os amigos inseparáveis para realizar um marco na história política de Guajará, fundou então o PT. Muitas lutas foram travadas, algumas batalhas perdidas, mas conseguiu chegar ao lugar onde ele achava que poderia começar a “mudar o mundo” e, no ano de 2004 foi eleito vereador. Dizendo ser o trem de ferro, brincadeira que para muitos se tornou motivo de chacota, porém todos os amigos sabiam de sua humanidade.
Humanidade esta que pôde ser comprovada desde esta época, e todos aqui devem conhecer, quando se tornou ainda mais defensor da causa dos menos favorecidos. Casas, remédios, canoas, motores, dias de serra, prisão, tiros, angústia, crise de identidade, duas disputas eleitorais depois e chegou o momento maior de contradição na vida do nosso amigo, utilizando palavras dele mesmo, O MOMENTO EM QUE A FILOSOFIA SE ENCONTRA COM A PRÁTICA, o momento em que começou a descobrir que nem sempre é tão fácil assim mudar o mundo.
E, quantas vezes dissemos a ele que para mudar o mundo seria necessário primeiramente mudar o homem, assim já dizia a parábola. Começou então sua última e talvez mais importante jornada, seu trabalho com jovens em situação de risco que moravam nas proximidades de sua residência, justamente numa das áreas mais pobres do município.
Vejam quão grande não foi nossa surpresa e nossa dor. Na madrugada do dia 01 de janeiro de 2011 todo esse sonho sofreu um duro golpe. Sua vida foi ceifada, tomada exatamente por quem mais ajudou a defender, o SER HUMANO, o HOMEM, seu semelhante.
O sonho parecia ter acabado! Mais gostaríamos de dizer:... AMIGO, onde quer que você esteja, saiba que nunca te esqueceremos e que seus sonhos, nossos sonhos continuarão conosco e nada, nem ninguém nesse mundo vai mudar o que sentimos por você AMIGO... SAIU DA VIDA PRA ENTRAR NA HISTÓRIA... Adeus, até logo, tchau...

2 comentários:

  1. É realmente, era um grande homem o Rob, tive o przer de conhece-lo.
    Realmente, meu caro Leandro esse undo precisa ser mudado, porem as pessoas que tem coragem pra isso, sempre se vão cedo... da forma que se foi o Rob .

    ResponderExcluir
  2. Leandro:

    Tive o prazer de conhecer o Robkler desde os tempos da CPT; e a tristeza de anunciar a sua trágica morte.
    Há quatro anos havia deixado de cobrir a área policial desde quando descobri que não podia dar estas noticias sem me comover. Neste dia, por falta de outros repórteres (era ano novo) não tive como escapar e acabei fazendo a cobertura.
    Fiquei com um nó na garganta e tive que conter as lágrimas enquanto seu corpo era levado ao som de "Noites Traiçoeiras". Nada mais exato para definir o trágico ocorrido que nos privou de uma de das maiores personalidades políticas do Juruá.
    Faço aqui também um "mea culpa": creio que na cobertura cometemos uma grande injustiça com o Rob por dar somente a noticia do crime, sem talvez deixar claro aos nossos leitores o grande sujeito que ele era, sempre aguerrido lutando por justiça em um lugar dse tantas desigualdades que é o Juruá como mum todo.
    Rogo a Deus que ele encontre seu lugar na morada celestial e que se exemplo de luta permaneça vivo entre os guajaraenses.

    Leandro Altheman

    ResponderExcluir