UEA REINICIA AULAS DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM GUAJARÁ
Neste dia 11 de Janeiro de 2010, o município de Guajará teve a honra de recomeçar mais uma etapa do Curso de Pedagogia em Licenciatura Intercultural Indígena, que pretende ter como formação básica a Formação de Professores Indígenas e não indígenas, tem no exercício do magistério como campo teórico-investigativo que envolve a participação na organização da gestão dos sistemas educacionais englobando o planejamento de processos escolares, a gestão, a produção e a difusão de conhecimentos, assim como execução de ações pedagógicas específicas de cada uma das modalidades de magistério..
O perfil do profissional graduado se caracteriza pelas funções de:
Docentes para o exercício do magistério indígena da Educação Infantil (formação básica);
Docentes para o exercício do magistério indígena das séries iniciais (1ª a 5ª série) do Ensino Fundamental (formação básica);
Profissionais nas áreas de serviços e apoio às Escolas: com ênfase na Gestão Escolar Indígena e no acompanhamento do trabalho pedagógico, inclusos no currículo de graduação;
Profissionais que dominem outros campos educacionais que exijam conhecimentos pedagógicos aprofundados e diversificados, inclusos no currículo, como: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Ambiental, Educação e Saúde Indígena, Educação e Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Educacionais.
A questão indígena se faz muito presente na sociedade nos dias de hoje. Torna-se cada vez mais importante e necessário a criação de ferramentas que estejam voltadas para o desenvolvimento de competências direcionadas ao trabalho com os vários povos e etnias indígenas.
O curso de Pedagogia Indígena vem, exatamente, formar os acadêmicos para que estes possam atuar de maneira incisiva nas comunidades indígenas, afim de construir ferramentas necessárias à obtenção de conhecimentos científicos de tal maneira que estejam sempre caminhando lado a lado com os conhecimentos milenares e tradicionais oriundos dos povos indígenas.
Não obstante à este fato, ainda encontramos a questão da dívida que o estado brasileiro tem com estes povos que sempre foram massacrados e dizimados em nome do tão sonhado progresso, desde os idos de 1.500, no século XVI, até os dias de hoje, quando muitos indígenas são discriminados e massacrados. Como exemplo mais absurdo e mais recente destas atrocidades podemos recordar o fato acontecido na capital federal, Brasília, quando jovens, investidtidos de todo o poder que a sociedade capitalista os proporciona, atearam fogo ao índio Galdino Pataxó, causando indignação ao país.
Diante disto somos levados a crer que cursos universitários como este se tornam cada vez mais importantes, não só em instituições do norte do país, como a UEA e a UFAC, mais em toda a gama de instituições de ensino que estão espalhadas por todo o território nacional.
Leandro Rogério
Tecnólogo em Adm. de Empresas
Acadêmico do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena
sou um estudante desse curso, enfin quero aki parabenizar pessoas que divulguem essa causa, mais o que realmente espero é que se busque a real informação para se divulgar, pois como aluno temos muitos problemas, como professores sem qualificão na área em que são mandados atuar, pois pegam professores dos próprios municipios,,,tempo de discusão com os professores que ministram as aulas no centro ( estudio),,,então deixo aki meu protesto.um abs.....
ResponderExcluirroni wasiry guará