Às vezes cheguei a ficar com raiva quando algumas pessoas chamavam Guajará de "Terra sem Lei", porém, de uns tempos pra cá passei a ouvir essa frase até com um certo ar de piada.
Sim, vamos aos fatos então! Antes não se tinha lei, hoje já tem lei demais.
Vejamos o exemplo: antigamente não de utilizava capacete, e eu como morador daqui, também não utilizava. Aconteceram alguns acidentes e eu concordei que este item é de fundamental importância pra se manter a integridade e a vida. Até aí tudo bem!
O problema é que de alguns tempos pra cá Guajará tem tido lei demais e, atentem para este fato, muitas delas nem escritas estão, ou nunca foram votas pelos veradores, nem pelos deputados, nem pelos senadores, muito menos sancionadas por prefeitos, governador e presidente.
O primeiro caso nos remete a aproximadamente 1 ano atras, quando começaram a proibir a livre escolha da diversão por parte do cidadãos, elaborando um calendário de festas para os clubes da cidade (Vejam só! Clube particular agora tinha que obedecer calendário de festa feito pela prefeitura!). O tempo passou e essa lei, assim como várias outras foi esquecida, graças a Deus!
O problema agora está por conta do trânsito. O uso do capacete foi adotado, até aí tudo bem! Mais fazer blitz, usando diarista da prefeitura que trabalha na segurança do município, para solicitar CNH e documentação de veículo, aí essa ja é demais.
Primeiro porque o cidadão que dirige é quem tem que dizer ao que está abordando onde está escrito a validade de sua CNH. Segundo porque em Guajará não existe órgão e nem autoridade de trânsito, nem municipal, nem estadual, então como os cidadãos vão proceder para documentar seus veículos e retirar CNH. Terceiro porque alguns dos policiais que participam das blitz não possuem habilitação. Aí está o interessante, quando apreendem um veículo, o policial, sem habilitação, conduz o mesmo até o pátio da delegacia. Não estaria este também infringindo o código de trânsito? Não deveria ele tambem ser abordado pelo fato de estar conduzindo um veículo que não é seu e ainda sem domentação e sem CNH? Ou só porque ele é policial pode?! Vai ver aqui pode tudo! (risos)! Ah! e ainda tem o mais interessante! Segundo o chefe da delegacia, se um condutor passar dez vezes em uma mesma blitz ele tem que ser abordado todas as dez vezes. Será possível que na segunda ou terceira vez a autoridade já não o estaria conhecendo? Ainda mais em Guajará, onde todos se conhecem!
E aí, agora é ou não é lei demais! Saimos de um extremo a outro!
Saimos de "Terra sem Lei" à "Terra do autoritarismo". E o delegado ainda disse em entrevista a um jornal de Cruzeiro do Sul (cuidado cruzeirenses, estão de olho em vocês!) que os causadores de problemas só vêm de Cruzeiro do Sul. E os menores que dirigem? e a turma da Pop100? Mais isso é assunto pra outro texto.
Até mais!!
(Se alguem quiser acompanhar a entrevista do delegado é só acessar o seguinte endereço: www.tribunadojurua.com
Assim caminha a humanidade... Acho que aí se ajusta a tal lei da curvatura da vara, não?
ResponderExcluirParabéns pelo blog, Leandro, é para isso que a gente estuda, perde sono enquanto os outros estão dormindo. Resistir, resistir sempre, e lutar contra a tirania seja, ela na varanda de casa, seja ela na Europa, no Haiti...
Sugiro a vc um outro blog, algo como: Notícias de Guajará, com fotos, denúncias, a até boas notícias (deve ter alguma).
Um abraço e boas postagens.
FRanciney
Meu caro companheiro, concordo em genêro, número e grau, quando se refere que nossa cidade virou a "Terra do Autoritarismo", uma vez que, não temos nem aquem recorrer,ou melhor, até temos uma sede do poder judiciário constituido, mas as peças fundametais para que ele funcione não existe. Pode até existir aqui não se ver!!!!!
ResponderExcluir